Paulo Schroeber (Almah )








Paulo Schroeber nasceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, em 18 de agosto de 1973. Seu primeiro contato com a música foi quando tinha 15 anos, seu pai lhe deu um violão e ele começou a ter aulas de música.
Estudou violão clássico durante 3 anos.Sua primeira banda foi (Fear Ritual)de death metal,primeiro cd lançado pela gravadora   Selvagem Rags em Los Angeles.
Suas principais influências foram André Segovia,Pago de Lucia,John Maglauglin,Toni Lommi, entre outros.



DiscografiaFragily Equality, Almah (2008)

Ender Ever, Astafix  (2009

Mental lllness, Hammer 67 (2010)

Motion, Almah (2011) 

 

 

                                                              

                                                               Entrevista com Paulo Schroeber (Almah)

1-Você é um guitarrista renomado aqui no Brasil e no mundo, como foi o interesse em tocar guitarra? Como tudo começou? 

Começou quando eu tinha 15 anos, quando pela primeira vez eu ouvi em minha casa o álbum "Restless and Wild" do Accept.Minha paixão por heavy metal começou com esse disco, e consequentemente meu interesse por guitarras praticamente foi imediato.
Na época ( fazem 23 anos atrás) não existia praticamente nenhum material didático, portanto tudo era muito intuitivo, tive que aprender a tocar guitarra sozinho, exceto pelas aulas de violão clássico, que foram fundamentais para minha formação musical.

2-O que você tem a dizer desses grandes nomes 

Andrés Segovia

Um de meus violonistas favoritos, o pai do vilão clássico.Seu modo de tocar e interpretação até hoje é refêrencia para a maioria dos músicos e violonistas.
Obviamente todo o dia sempre dou uma ouvida nos trabalhos do mestre.  

Paco de Lucia

Sempre curti violão, e Paco de Lucia é também referência. Já conhecia desde cedo o trio de violões dele, junto com Maclauglin e Di Meola e até hoje me impressiono com a fluência e nitidez do modo que eles tocam.

John Maclauglin

Um dos músicos mais completos do mundo.Há quem afirme que ele é o melhor dentre os três, na época do trio de violões. Eu ainda tenho minhas dúvidas, pois afinal de contas estamos falando de músicos excepcionais, resultado que até hoje ainda estou buscando.

Tony Iommi

Uma de minhas maiores influências sem sombra de dúvidas.
Acredito que a importância desse guitarrista é de tamanho igual para a guitarra Heavy Metal do que a que foi Jimi Hendrix para a guitarra no geral. 

Allan Holdsworth

Algum dia ainda vou tocar parecido com esse cara!!!!!
Todo o ano vejo sua vídeo aula, e cada vez menos entendo o que ele está tocando...sem dúvidas um de meus guitarristas preferidos.

3-Como está sendo a repercussão do pré-lançamento do album Motion(Almah) na Europa?

Ainda é um pouco cedo para falar, mas no período do dia 10 a 18 de setembro, Barbosa, Felipe e Edu vão estar na Europa e Japão para divulgar o disco.

 4-Qual foi o momento mais marcante no Almah ?

Foi quando a gente fez o primeiro show, no Piauí Pop, pois era um evento grande, e não sabia direito o que esperar, pois era minha primeira apresentação com a banda.
No final deu tudo certo, fizemos um show bacana, e ocorreu tudo conforme planejado.

5-Você participas das idéias do Almah?

As idéias iniciais em sua maioria de estrofe e refrão são do Edu, e minha participação é quando precisa dar uma arranjada em algumas partes quando elas estão muito cruas, criar os solos e partes instrumentais.
Isso aconteceu bastante no Fragile Equality, em que algumas músicas, as bases de estrofe e refrão eram muito cruas,e precisou "dar um tapa" em várias partes.
No Motion, como é um disco mais direto, as bases em sua maioria, ficaram mais ou menos parecidas com as originais, ficando mais para a banda a composição das partes intrumentais.
Inclusive nossa participação nesse disco foi muito maior que no anterior, criando uma identidade única, afinal todos tem uma característica diferente no seu estilo de tocar.

6-Há alguma banda que você gostaria de tocar?

Sei que é impossível, mas um dia gostaria de conhecer o pai do Metal e uma das minhas maiores influências, Tony Iommi.

7-Nas horas de folga o que você gosta de fazer?tem algum hobbie favorito?

Geralmente estou sempre me programando, para que nas horas de folga possa tocar guitarra.
Fora isso, basicamente o normal, faço alguns exercícios físicos moderados, jogo video game, leio alguns livros, e é claro, curto fazer churrasco com os amigos!!!

8-O que você acha da cena do Metal no Brasil?

Eu acho que está crescendo, apenas acho que para as bandas menores o mercado está muito difícil.
Com o Almah, já que a banda tem mais nome, tudo fica mais fácil, e noto que a cada ano, as estruturas de show vem melhorando cada vez mais.

9-Quais os fãs são mais fiels,os do Japão ou do Brasil?

Como a gente ainda nunca tocou no Japão ainda com certeza posso afirmar que os brasileiros são mais fiéis.