Em 1993 Hugo passa a estudar guitarra com André Hernandes, hoje seu companheiro de banda, e no fim deste mesmo ano montou sua nova banda ao lado do baterista Fabio Elsas, do baixista André Nikakis e do tecladista Cristiano Altieri, o Henceforth. Esta banda está até hoje na ativa e faz um som bem diferente, misturando diversos elementos musicais. Hoje a banda conta com Luis Mariutti no baixo e Frank Harris nos vocais, além de Fabio, Cristiano e Hugo da formação original.
Hugo gravou várias Demos com o Hencerforth,passou a tocar em vários lugares importantes e abrindos shows como Olympia e Palace,após disso se ingressou no Shaman aonde André Matos,Luis Mariutti,Ricardo Confessori deixa o Angra para formar um novo projeto(Shaman),com isso Hugo Mariutti grava o seu primeiro cd da sua carreira,chamado Ritual.O cd obteve muito sucesso com uma touor mundial e mais de 120 shows,dando origem a um dvd e cd ao vivo chamados Ritualive.Ínicio de 2006 infelizmente
Shaman se sapara e Hugo é convidado para tocar na carreira solo de André Matos,aonde está ao lado de Luis Mariutti, Andre Hernandes, Fabio Ribeiro e Eloy Casagrande.
No meio de 2006 Hugo apresenta um novo projeto solo Remove Silence,e o primeiro cd foi lançado ainda em 2007.
Entrevista exclusiva com o Hugo Mariutti
Eu comecei tocar em 1989, por influência do Luis, meu irmão. Logo em seguida comecei a ter aulas com o guitarrista Marcelo Araujo. Neste mesmo ano comecei a tocar em bandas, me apesentar em bares e casas de shows em SP. Tive mais um grande professor de guitarra o Andre Hernandes que hoje toca comigo na banda do Andre Matos.
No Heavy Metal, Randy Rhoads, Gay Holt e James Hetfield. Mas gosto muito do Johnny Greenwod e Eddie O Brien, do Radiohead.
3-De qual banda você sente mais saudade de tocar,Shaman,Henceforth ?
Com o Henceforth ainda toco hoje em dia, somos grandes amigos.
4-Como você analisa os fãs do Brasil e do Japão ?Quais fãs são mais fieis?
Fãs em qualquer lugar do mundo são pessoas muito legais e tem uma característica particular dependendo do país.No Japao o povo 'e extremamente educado e muito fa de heavy metal, assim como em outros lugares. Gosto muito de tocar no Brasil, pois me sinto em casa e a energia sempre é muito legal.
5-No Brasil a cena do metal tem crescido ou decaído ?
No geral a cena musical passa por uma transformacao, devido as novas formas de trocas de arquivos. Acho que nenhuma banda ainda esta adaptada a esta nova realidade, por isso é muito difícil falar sobre a cena.
6-Algum fan ja fez alguma loucura enquanto você tocava?
Muitos fas se emocionam nos shows, e isso é a coisa mais gratificante para um musico. As reacoes são das mais diversas e em 99% das vezes muito positiva e que contribuem muito para que show tenha uma energia positiva.
7-Tem algum trabalho em estudio pro futuro?
Sim, neste momento estou gravando o segundo album da minha outra banda que se chama remove silence. Ainda neste ano devemos entrar em estudio com o Andre Matos para gravacao do terceiro cd.
8-Se o André Matos te convidasse para o Symfonia você aceitaria?
O Symphonia esta muito bem servido de guitarrista.
9-Como foi o processo de composição do album (Time To Be Free)-André Matos?
Foi feito de diversas formas, mas com toda banda sempre trabalhando junto dentro de estudio. As vezes alguem trazia uma idéia,e em algumas ocasioes faziamos jams para criar partes, riffs, etc.
10-Como foi o processo de composição do Remove silence?
Da mesma maneira de que em todas bandas que participo, que é sempre visando o trabalho em grupo. Acho que dessa forma o trabalho sai com a cara da banda no geral.
11-Remove Silence o que mais lembra das suas experiências musicais?
Pode ser que sim, pois o estilo da banda e mais abrangente e com isso mostra algumas influencias que nao combinam nas outras bandas que participo.
12-Como você analisa o fato da internet de pode baixar os mp3 antes do lançamento?pois
algumas canções do Remove Silence já estavam no MySpace
É como funcionam as coisas hoje. Logicamente que é muito dificil para uma banda sobreviver sem venda das músicas, mas é uma coisa muito complexa esta discussão, onde muitas particularidades devem ser levadas em conta. O que tenho certeza e que ninguem ainda tem uma solução ou uma previsão para este novo cenario.
algumas canções do Remove Silence já estavam no MySpace
É como funcionam as coisas hoje. Logicamente que é muito dificil para uma banda sobreviver sem venda das músicas, mas é uma coisa muito complexa esta discussão, onde muitas particularidades devem ser levadas em conta. O que tenho certeza e que ninguem ainda tem uma solução ou uma previsão para este novo cenario.